terça-feira, 28 de setembro de 2010

SUPERAÇÃO

Superar um obstáculo não é deixar para trás as pedras no caminho, mas, sim, continuar a caminhada, mesmo com uma enorme pedra obstruindo a única passagem. Porém, é necessário conhecer seus limites e contar com uma boa motivação. Então, superação é a capacidade que o individuo tem de superar seus limites, transpor obstáculos e barreiras impostos por ele mesmo ou por outrem. Logo, essa condição requer mais do que possa imaginar.

Motivação seria a vontade de ver alguém ou você mesmo feliz, ou ainda, saber que pode fazer algo mesmo tendo alguma limitação. Você conseguiria assistir algumas aulas, fazer flexões, correr, caminhar por alguns quilômetros e após 2 horas de sono voltar a fazer tudo de novo? Eu também achava que não. Mas, é possível, isso mesmo, é possível para um padre, analista de sistemas, advogado, contador, educador físico, enfermeiro, psicólogo e para vários outros profissionais. Todos movidos pelo mesmo sonho e/ou objetivo de provar para si que sempre consegue mais do que pensa.

Essa mesma vontade te da força para se levantar e, também, te ajuda a esquecer que está caindo para erguer seu irmão ao lado. Pois é, espírito de corpo, um grande reforço na superação de limites. Uma nova expressão que ilustra um dos maiores mandamentos que conhecemos desde que nos entendemos por gente, independente de qualquer religião: “Amar o próximo como a si mesmo”. Mas que, às vezes, nos esquecemos e substituímos o único verbo da frase por armar, então, o corpo fica sem espírito.

Imagine-se em uma caminhada para um campo com muito verde, cachoeira, riachos. Agora pense que para chegar nesse lugar é necessária uma caminha de 2 horas por 10 quilômetros. Então você logo diz: “Eu não consigo!”. Olha pro lado e outros 150 que estão com você também têm o mesmo pensamento. Mas você vai, e melhor, faz o mesmo percurso de volta, mesmo depois de passar por 3 dias sem dormir e comer direito e, ainda, com uma mochila que pesa uns 15 a 20 Kg e mais 4 Kg nas mãos.

Então, onde ficam os limites nisso tudo? Na sua cabeça, e você passa por ele, por outro e assim vai até perceber que eles não existem. Você se vê em um lugar desconhecido, com pessoas que nunca viu, sem sua família ou amigos com privação total. Então, é nessa hora que você aprende muito sobre valores, amizade, fraternidade e sobre você mesmo. Esse foi um breve relato de uma boa fase da minha vida, de constante superação, onde fiz muitos irmãos e amigos. Bom, tenho certeza faríamos tudo outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário