terça-feira, 28 de setembro de 2010

ERP - Enterprise Resource Planning

Os sistemas MRP traziam uma grande vantagem que era perceber rapidamente a necessidade de materiais e fazer com que os estoques se mantivessem em níveis mínimos. Então, o ERP surge como um sistema integrado de gestão empresarial. Devido a sua evolução, ele superou muito a abrangência dos MRPs, pois suas informações são disponibilizadas para todos os setores da empresa.

O sistema é composto por módulos de forma a distribuir informações a outros setores que não são a manufatura como, por exemplo: o de recursos humanos, finanças, contabilidade, custos, distribuição física, etc. Agregando e agilizando a comunicação entre os departamentos. Assim, a sua filosofia é a extensão do modelo de gestão a toda a empresa.

Um sistema ERP (ou Planejamento de Recursos de Materiais) está ligado a uma base de dados relacional, geralmente em um banco de dados únicos. Ele é projetado para ser multiplataforma e com arquitetura cliente/servidor. Traduzindo o descrito no começo desse parágrafo, imagine um grande banco de dados contendo informações que se interagem e qualquer módulo do sistema consiga visualizar e modificar as informações que lhe forem destinadas. Com isso, uma informação, requisição ou processo entre setores que demoraria dias para se realizarem, nesse sistema podem ser resolvidos em alguns segundos. Logo, ocorre uma redução de custo, tempo e elimina a redundância de informações.

Com seus módulos integrados, tornou-se possível identificar as áreas menos e mais eficientes e focar em processos que possam ter melhor desempenho. Com isso, a tomada de decisões fica mais dinâmica e ágil. Dessa forma, ocorre um entendimento melhor de todas as etapas que levam ao produto final, fazendo com que a produção se torne mais ágil, com mais qualidade e mais inteligente reduzindo o tempo em que o produto fica parado no estoque.

Para entender melhor como isso funciona, vejamos um exemplo: a área de engenharia de uma grande montadora de carros, depois de vários testes, descobre um novo desenho ergonômico no painel do carro. Esta nova informação é cadastrada no sistema. O setor de planejamento de compras ao perceber a mudança no sistema, para atualizar seu estoque, envia uma requisição ao setor de compras. Enquanto isso o departamento de marketing já se organiza para a divulgação do novo avanço tecnológico. Em pouco tempo (minutos ou até segundos) toda a cadeia de produção da empresa estará informada sobre o novo modelo.

Concluimos então que, o ERP é uma plataforma desenvolvida para integrar os departamentos de uma empresa, tornando possível o armazenamento, o compartilhamento e automação das informações relativas ao negócio.

Até o próximo artigo.

“A felicidade é poder estar com quem você gosta em algum lugar.” (Chorão)


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