terça-feira, 8 de setembro de 2009

Razão ou Emoção?

A maioria de nossas decisões são tomadas de acordo com nossas emoções, pois, nos sentimos bem quando realizamos um desejo. Mas e a razão? Após a conclusão da decisão tomada é que ela aparece para corrigir, explicar ou, simplesmente, entender o resultado.

Em cada etapa da vida, mudamos nossos conceitos, definimos novas metas e prioridades, sempre em busca de nossas realizações. Mas, quanto vale deixar tudo pra trás por uma realização? Passar por cima de tudo, para conseguir o que quer, também, significa que algo foi destruído e, pode ou não ser reerguido.

Entretanto, não estamos livres das decisões erradas, mesmo quando é o correto, e também fazem parte do aprendizado. Porém, é difícil não pensar com a emoção quando o desejo é forte. Na voz de Kim: “Às vezes é melhor se esconder, mas como então viver e aprender sem se machucar?”.

Certa ou errada, por motivação racional ou emotiva, as decisões afetam tudo em sua volta. Então, devemos nos precaver e garantir que outra pessoa não fique prejudicada.

Por: Wellington Vasconcelos

Veja a letra da música "Às Vezes" da banda Catedral em:
http://acisumletrasecifras.blogspot.com/2009/09/as-vezes.html

2 comentários:

  1. Felizmente a razão e a emoção conseguem estar completamente dissociadas entre si. Digo felizmente, porque considero potencialmente perigoso uma decisão tomada baseada em apenas um aspecto, sem o balanceamento do outro.
    Talvez o ideal fosse um equilíbrio entre o racional e o emocional, com pequenas oscilações para um ou outro lado.
    Nas relações amorosas, frequentemente nos deparamos com situações que exigem uma escolha e uma posição clara sobre o fato colocado.

    ResponderExcluir
  2. Até parece o tema da Música do NX ZERO: Entre Razões e Emoções a saída é você valer a pena.
    Acho também que no mundo de hoje existe uma grande dificuldade de você conseguir equilibrar os dois temas de forma sensata e clara.
    Parabéns Wellington pelo BLOG.

    ResponderExcluir