quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Paradoxo

O pior é ficar lembrando o que poderia ter acontecido. De tão longe fica perto, mas quando perto, fica longe. Pois é, o paradoxo está presente, até mesmo onde não achamos que está. Se o igual lhe parece diferente, é por que esse não existe sem aquele e, talvez, são iguais até na diferença.

Está presente em Políticos que criam atos secretos e violam leis previstas na Constituição. Essas se referem a os princípios exigidos para o serviço público: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. Qual delas você acha que infringiram? Em minha percepção, faltou uma alternativa: todos os princípios citados. Apenas são válidos os atos que são publicados, os sem publicações, infringem a lei. Mas, a justiça é cega, tem cada coisa que ela não vê.

Também em Milícias, policiais que invadem áreas dominadas por bandidos para levar a segurança e cobram dos moradores por isso. Além de pagarem impostos que pagam o salário deles, ainda têm de pagar uma taxa imposta para garantir a sua segurança, se não, ninguém garante o que pode acontecer.

Mas, paradoxo também me lembra coisas boas, por exemplo, quando Luís de Camões escreveu em um de seus poemas que: “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;”. Lembro também de Fernando Pessoa, quando recitou:” O sentir e o desejar; são banidos dessa terra; O amor não é amor; Nesse país por onde erra”. Nestes casos, foi utilizado pra demonstrar, de uma forma intensa, os sentimentos dos autores.

Porém, na voz de Humberto Gessinger, um poeta, que canta: “Que a chuva caia como uma luva, um dilúvio, um delírio. Que a chuva traga alívio imediato”. Às vezes, o dilúvio é necessário para se perder, até o que não tinha, e conquistar tudo outra vez. Certamente assim, notamos que, o que se tinha, tem muito mais valor quando se perde.


Por: Wellington Vasconcelos

Veja a letra de Alívio imediato em http://acisumletrasecifras.blogspot.com/2009/08/alivio-imediato.html

Veja o Poema de Luíz de Camões em http://acisumletrasecifras.blogspot.com/2009/08/amor-e-fogo-que-arde-sem-se-ver.html

Veja o poema de Fernando Pessoa em http://acisumletrasecifras.blogspot.com/2009/08/as-vezes-em-sonho-triste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário